terça-feira, 11 de maio de 2010

Sopas vegetarianas 2

Hoje alguns supermercados disponibilizam uma grande variedade de alimentos, mas se não conseguir encontrar tudo que você precisa, então aproveite e passeie pelo Mercado Municipal. Além de conseguir seus ingredientes, você pode admirar a arquitetura, negociar o preço (faz parte chorar um descontinho), tomar um chopp (vegetarianos podem tomar um choppinho sim!), olhar o movimento e aproveitar para parar um pouquinho e observar quantas pessoas diferentes passam por ali. Você pode se surpreender com tudo que está por ali, abra seus sentidos e bom passeio!
A receita de hoje é um pouco exótica, mas eu garanto que é deliciosa, confira:

Sopa Apimentada de Lentilha Vermelha
(6 porções)
Ingredientes:
3 colheres (sopa) de manteiga
1 cebola grande picada
1 dente de alho picado
1 pedaço de gengibre descascado
1 rodela de limão
1 e 1/8 de xícara (chá) de lentilha vermelha
1,5 litro de água
1 pitada de páprica picante
1 pimenta verde sem sementes e picada

Derreta 2 colheres de manteiga em uma panela e junte a cebola, o alho, o gengibre e o limão. Abafe com uma tampa em fogo baixo por 5 minutos.
Junte as lentilhas (não é necessário deixa-las de molho) e a água. Tempere com o sal e a páprica. Cozinhe por cerca de 40 minutos até que a sopa tenha engrossado.
Aqueça a manteiga restante e frite rapidamente a pimenta verde.
Sirva a sopa com a pimenta verde na superfície.

Para saber mais um pouquinho sobre boa alimentação, dê uma espiada na reportagem que disponibilizo para vocês logo abaixo. Foi por causa desta reportagem que escolhi esta receita de lentilha.

"Conheça os alimentos que garantem o bom funcionamento do cérebro
(por Regina Célia Pereira, revista Saúde!)

Uma mistura de minerais, vitaminas e gorduras é a receita certeira para o bom funcionamento do cérebro. Trata-se da dica da pesquisadora Joy Dauncey, da Universidade de Cambridge, no Reino Unido. A cientista esteve no 9º Congresso Internacional de Nutrição, Longevidade & Qualidade de Vida, que acaba de acontecer aqui em São Paulo. Em sua palestra, Joy chamou a atenção para nutrientes como o zinco, o cobre, o ferro, a vitamina A e o ômega-3. Infelizmente não é raro encontrar deficiências dessas substâncias na população mundial, lamentou. De acordo com a estudiosa, todos esses nutrientes atuam em sinergia e são capazes de diminuir os sintomas da depressão, melhorar a capacidade de aprendizado, turbinar a memória e, a longo prazo, afastar o Alzheimer. Para que você não engrosse a lista daqueles que carecem desses nutrientes, aposte nos seguintes alimentos:

Fiz uma pequena alteração nesta parte da reportagem, retirei as carnes que ela indicava na lista, afinal, você encontra todos os nutrientes nos grãos, castanhas e vegetais, você verá que a cozinha vegetariana não deixa a desejar.

- farelo de trigo, porque ele está cheio de zinco;

- grão-de-bico, lentilha e nozes, que oferecem cobre;

- feijão, já que é grande fonte de ferro;

- leite, cenoura e couve, por causa de seus bons teores de vitamina A;

- linhaça garante o ômega-3."

Divirtam-se!
Namastê!
Paula

Nenhum comentário:

Postar um comentário