quarta-feira, 4 de março de 2009

Ayurveda

Ayurveda

"Viver a vida em harmonia com a natureza aumenta a pureza, a serenidade e a alegria, garantindo saúde e ‘bem estar’”. (Princípio ayurvedico)

Simples assim?

Basta viver a vida em harmonia com a natureza para conseguirmos tudo o que a humanidade mais desejou: alegria, saúde, pureza e ‘bem estar’?
Acho que sim.
Na primeira oportunidade, seja num feriado prolongado, seja nas férias, todos fogem para a praia, ou montanha, ou serrado, ou aquele sítio de um amigo querido. Que maravilha! O silêncio, as plantas, a brisa no rosto...
Todos levam a sua melhor roupa, a melhor em conforto e em personalidade. Não é preciso dizer que é esta a roupa que lhe cai bem, que é assim que cada um poderia e deveria de se vestir todos os dias. Sai a “roupa de trabalho” e saem também as amarras do corpo. Os gestos comungam com o pensamento, agora o corpo pode dizer a sua verdade.
Dormir o suficiente, comer bem, tomar um banho sem pressa, ler um bom livro, sentar-se à sombra e contemplar a vida. Respeitar o próprio ritmo só nas férias?
É preciso calma e tranqüilidade para identificar as necessidades do corpo, da mente e da alma. Prestar atenção naquilo que é captado pelos sentidos. Sentir o aroma dos alimentos antes de ingeri-los, olhar atentamente para o copo d’água antes de matar a sede, espreguiçar ao acordar antes mesmo de colocar os pés no chão, preparar o corpo para o dia que se segue, ouvir sua pulsação. Assim, sentir a vida no instante presente. Ah! Viva Clarice Lispector que diz tão bem sobre o “instante já”. Este momento imediato no qual fazemos nossas escolhas e definimos o que está por vir.
Olhe a linha do trem desgovernado a sua frente. Pare, olhe, escute! Agora faça a sua escolha.

Namastê!
Paula Ubinha

Um comentário:

  1. é isso aí.
    dar sentido às coisas que nos interessam, deixar o fazer por fazer para quem não se importa em vivenciar e interpretar os sinais que estão por aí.
    gosto do seu blog, ainda mais quando as palavras saem de você.
    um beijo, estarei sempre por aqui.
    silo

    ResponderExcluir