quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Sabor adstringente?




O sabor adstringente me parece o mais difícil de identificar. Está nos alimentos que contém tanino e tem uma poderosa ação no intestino grosso.

Este sabor é formado a partir da combinação dos elementos ar e terra, e atua nos plexos coccíneo e cardíaco. Alimentos com sabor adstringente ajudam numa mente mais clara, mas em excesso geram ansiedade.

Podemos saborear o adstringente no caqui, maçã, tamarindo, milho, aipo, tofu, feijões, soja, cenoura, alface e até no mel. A cenoura tem alto teor do antioxidante betacaroteno; a alface é laxativa e diurética; a maçã é digestiva e ajuda contra acidez estomacal, além de reduzir o colesterol (LDL); o caqui é alcalino e equilibra a acidez do sangue.

Dica: Pela manhã, tomar um suco verde com alface, maçã, cenoura e mel é tudo de bom!!! Fazer combinação usando o aipo e o caqui também fica do bem! Atenção: A melhor maneira de consumir soja é no tofu (queijo), shoyu (molho), missô (pasta); já que o grão de soja em excesso pode causar descalcificação no organismo.
Veridiana Vaccarelli


Pensamento do dia: “A parte grosseira da comida é eliminada como fezes. A parte sutil toma a forma do sangue. A parte entre o grosseiro e o sutil toma forma de músculos em nossos corpos. A parte que você poderia chamar de essência toma a forma da mente.” Sri Sathya Sai baba



 

2 comentários: