terça-feira, 9 de setembro de 2014

Ui! Que picante!!!

Há quem não goste do sabor picante, eu adoro! Uns são mais sensíveis ao amargo, outros preferem o doce, outros não aguentam o azedo, outros escolhem o salgado, o adstringente... Sabores que aguçam nossos sentidos, digestão, nutrem e desintoxicam. Sendo assim, é importante (ainda que não seja de nossa preferência) que tenhamos uma mistura dos seis sabores na nossa alimentação.

O sabor picante é formado da combinação dos elementos fogo e ar e atua no plexo solar e cardíaco. Alimentos picantes estimulam a digestão no intestino delgado, devido ao elemento fogo, e em excesso geram raiva. Podemos sentir o picante no alho, cebola, gengibre, cardamomo, açafrão, cominho, coentro, cravo, alecrim, hortelã, entre outros.

A hortelã é um excelente vermífugo e ajuda na limpeza do fígado. Pode ser ingerida em chás, sucos, quibe, saladas, molhos. Pasta de ricota com hortelã é uma delícia. Experimente!

Pensamento do dia:
O alimento mais agradável ao homem puro é aquele que aumenta a vitalidade, o vigor, a saúde, preserva da doença, e traz o contentamento e a calma do espírito. Tal alimento tem bom sabor, mata a fome, não é nem demasiado amargo, nem demasiado azedo, nem salgado demais, nem muito quente, picante ou adstringente.” Bhagavad Gita XV JJ 8.9.



Veridiana Vaccarelli


Nenhum comentário:

Postar um comentário