quarta-feira, 18 de julho de 2012

Yoga ao Ar Livre na Praia I - Itamambuca

Um encontro no litoral norte de São Paulo com pessoas queridas.

Numa rotina tranquila, acordávamos em meio a Mata Atlântica, para a primeira prática de Yoga. Vencemos o frio, alongamos o corpo, respiramos o ar puro e nos alimentamos com bons pensamentos. O dia apenas estava começando e já estava pleno.

A cada dia, a cada prática, a cada refeição natural, a cada passeio pela praia nos encontrávamos mais com o que pode haver de melhor em nós mesmos. Nosso humor foi se afinando, as idéias ficando mais claras... Quem dera tudo isto pudesse compor nossa vida inteira, o nosso cotidiano de trabalho e cuidados com a família. Porque não? Porque não adotarmos um ritmo mais ameno, buscar menos coisas, atender a menos desejos?

"Só quem não se perturba com o incessante fluxo de desejos - que são como rios que entram no oceano, que está sempre sendo enchido mas nunca se agita - pode encontrar a paz, e não o homem que luta para satisfazer esses desejos." (verso 70, O Bhagavad-Gítá como ele é).

Abrir mão desta correria que a nossa cultura ocidental nos impõe para obter sucesso, bens e lutar constantemente para aumentar tudo isto. A frustração é inevitável para a maioria, pois o sucesso é para um percentual ínfimo da população. O sucesso de poucos abafa o verdadeiro valor da humanidade e pessoas brilhantes não são vistas, não são reconhecidas...

Em nosso encontro cada participante foi esperado em seu tempo para se aprontar, pacientemente esperávamos. Cada um pode se expressar, participar, contribuir à sua maneira, com os recursos que dispõe, com as habilidades que domina. Personalidades diferentes, idades diferentes, histórias diferentes. E assim, somos iguais nas diferenças. Somos iguais no interesse por aquilo que o outro pode oferecer. Somos iguais quando permitimos que a fala do outro toque nossos pensamentos. Somos iguais na atitude de considerar o outro até mesmo em suas dificuldades.

Foram dias de Sol, que por alguns momentos nos esquecemos que estávamos no inverno. Ao cair a noite, o frio úmido nos propunha um chá de gengibre com canela para aquecer. Mais tarde outra prática de Yoga para tirar o frio e preparar o corpo para o sono. Fechamos com uma sopa bem quente e saborosa.

 Nem tudo deu tão certo, é preciso reconhecer. Fazer sobremesa sem açúcar não é uma coisa muito gostosa. Ficamos todos muito frustrados com o doce não doce. "Vamos respeitar a quantidade de açúcar que a receita manda?", sim! Nos rendemos completamente. Vamos ao açúcar orgânico, ao mel, à geléia de frutas! Se conseguimos manter uma boa atividade física, uma alimentação saudável, com quantidades apropriadas, o doce pode ser apreciado sem culpa. É o nosso caso.

A chuva de domingo foi providencial para desenvolvermos nossas habilidades artísticas. Desenhamos e fizemos um bolo para ser apreciado ainda quente. Que delícia! Bolo quentinho com manteiga derretendo por cima, uma xícara de chá e muitas cores sobre o papel.

Muito obrigada a cada um de vocês que estiveram comigo neste Yoga ao Ar Livre na praia!

Namastê
Paula Ubinha
















 









5 comentários:

  1. Lindo texto, Paulinha. Gostei de lembrar tudo o que passamos juntos naquela casa do ladinho da mata e do mar. Se é bom conviver com pessoas com as mesmas afinidades, imagine se essas afinidades forem "do bem", e não há mais do bem do que a yoga, pelo menos na minha humilde opinião. rs Obrigado você por nos ter proporcionado esses momentos tão bons. Namastê.

    ResponderExcluir
  2. Poxa, parece ter sido delicioso! Na próxima quero ir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, foi delicioso! Dê, você está sempre convidada, se organiza para a próxima vez, vou adorar a sua presença! Bjo

      Excluir
  3. Ahhh foi tão especial!!! E foi nesse retiro com a saborosa comida vegetariana da Paulinha que decidi parar de comer carne, gratidão eterna Paulinha! Precisamos repetir! <3

    ResponderExcluir