quarta-feira, 6 de agosto de 2014

O principal tempero é o amor; outro tempero é o alecrim

Cozinhar é uma alquimia que estimula o poder de transformar e criar. O uso de ervas aromáticas e a mistura de cores ao preparar nosso alimento aguçam os sentidos e nos propiciam prazer. As cores ativam o que há de mais tênue em nós e os aromas estimulam o fogo digestivo.

O Alecrim (Rosmarinus officinalis) é intensamente aromático, de sabor forte e picante. Temperar molhos, refogados, pães e pizzas com alecrim, além de ser muito saboroso, auxilia na má digestão, flatulência e dor de cabeça. As folhas têm óleos essências que exercem poder calmante e agem no sistema nervoso. O chá por infusão é indicado em processos depressivos e no tratamento de cistite. O uso tópico local atua como cicatrizante; e nos banhos de assento, para tratar hemorroidas. O banho de imersão com alguns ramos de Rosmarinus ativa o sistema circulatório, é revigorante e perfumado!

Um vaso de alecrim na cozinha exala um odor que estimula o apetite, além de deixar o ambiente charmoso. Ao colher as folhinhas para cozinhar ou preparar um chá, o aroma se expande pelo local, aguça a intuição e ativa o plexo solar.

“Alecrim, alecrim miúdo
que nasceu no campo
perfumando tudo”


Pensamento do dia:

“A escolha do nosso alimento reflete a nossa harmonia com o mundo, com toda a criação e com o divino” Gabriel Cousens


Veridiana Vaccarelli



Nenhum comentário:

Postar um comentário