segunda-feira, 7 de maio de 2012

5 Ritos Tibetanos - "A Fonte da Juventude"

Acabo de adquirir o famoso livro de Peter Kelder, intitulado “A Fonte da Juventude”. Com uma narrativa muito simples e fácil, Petes Kelder conta a história do Coronel Bradford, seu amigo e confidente. O Coronel partiu para o Tibet no início do século XX e lá no alto do Himalaia aprendeu sobre a tão procurada "fonte da juventude". Pôde verificar em seu próprio corpo os efeitos rejuvenescedores e trouxe consigo as técnicas para ensinar no ocidente.
São cinco movimentos coordenados com a respiração, que estimulam os sete centros de energia do corpo, também conhecidos como chakras, ou vértices de energia. A prática destes cinco movimentos tonifica e equilibra todo o sistema endócrino através da contração e alongamento das regiões onde estão localizadas as glândulas. Melhora o tônus muscular, lubrifica as articulações e aumenta a flexibilidade. Quando praticada diariamente, a sequência aumenta a força física e mental, criando um estado de consciência alerta e tranqüilo ao mesmo tempo. Ainda é dito que esta prática, denominada de 5 Ritos, alivia o estresse nervoso, melhora a respiração e a digestão, beneficia o sistema cardiovascular e conduz a um profundo relaxamento e bem-estar. Os benefícios são tantos, que vale a pena dedicar alguns minutos para prática dos 5 Ritos no seu cotidiano. De início não é preciso mais que cinco minutos para concluir os 5 Ritos. O que é perfeitamente possível para qualquer pessoa, por mais que esteja ocupada, não é verdade?
O Coronel ensina que devemos começar com a repetição de 3 vezes para cada Rito. Aumentando de acordo com a capacidade e facilidade de cada praticante, acrescentando de 2 em 2 repetições até chegar a 21 repetições de cada Rito. O importante é prestar atenção no limite do próprio corpo, respeitando esta evolução lenta e gradual. Se por acaso um dos Ritos for de difícil execução, então pratique aqueles que é possível, espere uns três meses e tente retomar aquele que oferecia um grau elevado de dificuldade. Chegará o dia em que toda a prática ficará fácil, pois o corpo estará forte, flexível e equilibrado.
“Assim como os leões, elefantes e tigres são domados gradualmente, de igual maneira domina-se a respiração. De outro modo (procedendo com pressa ou empregando força excessiva), mata-se o praticante” (Sandilya Upanishad, 1)
Prove por três meses, todos os dias e poderá me contar o que ocorreu com o seu corpo. É claro que ainda não vai perceber rejuvenescimento! É muito pouco tempo para obter resultados efetivos. Mas perceba a disposição para as tarefas mais simples do seu dia-adia.
Abaixo disponibilizo o link para baixar os livros do Peter Kelder, que traz detalhadamente como praticar os Cinco Ritos Tibetanos. Veja também o modo de pensar e viver no mundo dos Lamas, temos muito o que aprender com eles! Afinal, se manter jovem por mais tempo demanda muito mais do que a prática dos 5 Ritos, demanda vontade, ação e transcendência. Se eu contar mais alguma coisa, acabo tirando toda a graça do livro. Então...

Boa Leitura!
Namastê!
Paula Ubinha


Livro 1

Livro 2




2 comentários:

  1. Paula,

    Um dos meus livros (dos ainda não publicados) é o Teoria do Acaso... rs!

    Também faço "exercícios" respiratórios, regularmente, toda madrugada, há mais de dez anos.

    Essa prática funciona!

    Vou ler o livro indicado por você.
    Mais flores e estrelas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edson, muito interessante o tema do seu livro não publicado. Fiquei curiosa para saber o conteudo.
      Respirar faz a vida funcionar... rs... Agora, respirar corretamente, faz a vida ficar melhor.

      Mais aromas e saberes...

      Excluir