terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Dança Indiana




Bharatanatyam

Assim como outras danças indianas, Bharatanatyam também narra em suas coreografias os mitos indianos. Encontramos mito, história e arte numa composição coreográfica única e belíssima, com uma técnica muito bem definida.
Nas palavras de nosssa professora, “Flores se abrem saindo de dentro das mãos e pássaros voam longe através das pontas dos dedos”: O Bharatanatyam é considerado uma das formas de dança mais sutis, sofisticadas e graciosas que o mundo conhece. Nascida nos templos do sul da Índia, esta dança sagrada traz em seu nome as palavras “expressão”, “ritmo” e “movimento”.
Fomos eu e Malu provar um pouco desta arte e nos encantamos. A gestualidade em nada se parece com a que conhecemos nas danças do ocidente. Encontramos uma gestualidade bonita, bem equilibrada, geométrica. Achamos notável! Formamos triângulos, retas, na verdade, quase... Nosso triângulo ficava meio curvo, quase círculo. Achamos bem difícil, mas não impossível. Nesta aula experimental, entramos em contato com a estrutura básica da dança. Postura e ritmo conduzidos por Bárbara com muita graça e competência.
Gostamos muito e por isto recomendamos.
Mas se prepare, pois já no básico você vai encontrar um trabalho e tanto para sua musculatura. Força, equilíbrio, flexibilidade, tudo será desenvolvido para definir a técnica da dança Bharatanatyam.
Se tiver a curiosidade de saber mais, anota o contato:
Professora Bárbara Malavoglia, graduanda em dança pela Unicamp, oferece aulas individuais, em grupo e tem horários flexíveis. Consulte-a

Namastê!
Paula Ubinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário