terça-feira, 22 de julho de 2014

Caminhando pela Lavanda....


Quem não se lembra do cheirinho da colônia de alfazema da vovó??? Um colo com aroma que acalentava... Pois é! A Alfazema ou Lavanda produz óleo essencial doce e aromático, que pode ser extraído principalmente de suas inflorescências e utilizado com princípio aromaterapêutico calmante.

Os óleos aromáticos da Alfazema, usados para massagem, devem ser diluídos em óleos vegetais; o óleo de coco é bastante leve para este tipo de mistura, mas podemos usar o óleo de uva, o de amêndoas, ou qual for mais acessível. Os óleos essências são absorvidos pela pele e fazem efeito em pelo menos 30 minutos. A inalação é ainda mais direta, podendo estimular a intuição, a criatividade, as emoções com extrema rapidez.

Experimente colocar num potinho um punhado de óleo de amêndoas e algumas gotas de óleo essencial de Lavanda para utilizar na massagem de Shantala dos bebês. Minha filhinha adora! Além do princípio calmante, contribui para eliminar cólicas e gases intestinais. Pingar algumas gotinhas de Lavanda na banheira também é um recurso bastante eficiente de acalmar e perfumar... O óleo da lavanda também pode ser benéfico ao pingar algumas gotas em almofadas, lençóis, roupas ou em difusores de ambiente; o aroma se expande, harmoniza o local e provoca uma sensação de conforto. No banho e no difusor podemos usar a própria inflorescência para ter o efeito terapêutico. O chá por infusão* de uma xícara de água para uma colher de sobremesa de inflorescência, 3 x ao dia, é recomendado em casos de corrimentos e pruridos vaginais. Já as folhas são consideradas digestivas. Colocar algumas folhas de lavanda no vidro de azeite, além de ser elegante, faz um bem danado para digestão. Na calda do bolo de laranja também fica delicioso.

No Brasil, Lavandula angustifolia é a espécie de Alfazema ou Lavanda que é produzida em grande escala no sul do país. E o óleo essencial extraído para fins de perfumaria e tratamentos terapêuticos, pode ser encontrado em farmácias de manipulação e lojas especializadas em produtos naturais. Fique atento: existe essência de lavanda que não tem o modo de extração do óleo essencial e não pode ser manuseada na pele.

Basta um vaso com Alfazema em flor para que o aroma desperte sensações benéficas no organismo. “O aroma é a ponte que liga o reino colorido e aromático vegetal e o coração e a alma do homem às esferas dos deuses”. David Crow


Pensamento do dia:

Quando os sentidos são purificados, o coração se purifica; quando o coração é purificado, existe uma constante e incessante lembrança do Eu; quando existe uma constante e incessante lembrança do Eu, todos os vínculos são desfeitos e a liberdade é alcançada”. Chândogya Upanisad.

Veridiana Vaccarelli

*Despejar água quente num recipiente com pedaços da planta em questão, que deve ser tampado e permanecer em repouso por pelo menos 10 minutos. Deste modo, as plantas não sofrem alterações e não perdem seus princípios ativos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário